domingo, 18 de janeiro de 2015

Dúvidas atrozes...alguém socorre?

A Liziè Buss mandou um comentário e uma questão que achei interessante repassar aqui:

"Agora vi a enquete sobre cortar a crina da Renda Linda, mas para expor é obrigatório toso baixo? Eu acho que não... teve alguma recomendação de técnico da ABCCC?"

Alguém sabe? Outra dúvida, agora minha, alguém já viu um crioulo entrar numa exposição com a crina comprida caso seja permitido?

 Perguntas que não querem calar... E segue a enquete! Participe!

6 comentários:

  1. Denise, não há regra sobre o toso dos animais. Porém, se entrarem em pista dois animais identicos, sendo um tosado (e bem tosado) e outro nao, acredito que se sobressaia o tosado.. pelo costume de se usar toso.. etc. Já vi animais entrarem em pista crinudos em concentração de machos, sendo marcados sem problema algum. Abraço, parabéns pelo blog e pelo teu trabalho, sou teu fã!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci, pelo que sei o que não pode é usar tranças, nós de cola e adornos.. o animal deve ser apresentado ao natural, seja com crina comprida ou tosado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela explicaçào! Uma vez ouvi comentário de que o toso baixo também favorece a avaliação mais "precisa" do cavalo, por isto havia esta preferência. Eu mantenho sempre baixo os tosos dos meus por uma questão de higiene - pois ficam sempre soltos e é mais fácil de manter as crinas limpas!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Liziè, o toso baixo facilita a avaliação, ainda mais se o cavalo crinudo for observado pelo lado em que a crina esta deitada.. Sem contar que o toso baixo pode esconder alguma deficiência de pescoço. Se tu tem, por exemplo, um cavalo com o pescoço meio "virado", deixa-se o meio do toso mais alto.. Se o pescoço é demasiado arqueado, abaixa-se mais o meio, e assim por diante.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada Flávio por sua ajuda. Esclarecedora. Abraços!

    ResponderExcluir

Palpita ai!